Passos para otimização do Windows XP

Otimizar Windows XP
Vou descrever aqui algumas etapas que tive que percorrer enquanto tentava otimizar meu computador e me livrar de alguns vírus que estavam me fazendo perder grande parte do meu tempo. Acho que isso deve ser feito por todos os usuários de Windows em um intervalo de 15 dias. Tenha certeza que funciona e pode ajudar muito que trabalha em estações usando os produtos da Microsoft.

Em primeiro lugar, eu executei o utilitário de Configuração do Sistema (msconfig.exe). Através dele, posso reiniciar o computador carregando somente os serviços e drivers básicos e fundamentais para o funcionamento do Windows. Faço isso principalmente para deixar o sistema mais rápido. Além disso, se você souber a localização dos vírus do HD, poderá excluí-los manualmente, se os mesmos não estiverem em execução (recomendo nesses casos o Unlocker).

A desfragmentação dos discos rígidos é outro processo que a princípio aumenta a velocidade da máquina. Sendo assim, esse foi o meu segundo passo. Em seguida, com a ajuda do utilitário Advanced SystemCare, desfragmentei a memória RAM e foram liberados alguns MBs de memória.
Como estava precisando de mais espaço em disco, a opção foi executar a Limpeza de Disco - aplicativo que vem na instalação padrão do Windows. Usando esse programa é possível liberar aproximadamente 100mb (depende muito da quantidade de arquivos que você tem em seu computador). Além desse, uso novamente o Advanced SystemCare para excluir os arquivos muito grandes e excluir os "clones".

Como exclui vários arquivos pessoais, não quero que futuramente alguém recupere-os. Para evitar isso, usei o Recuva - programa que permite recuperar documentos que já foram excluídos e oferece a opção de excluir permanentemente aqueles que ainda permanecem recuperáveis (no Linux, uma boa opção é o shred).

Depois de todos os passos descritos acima, desfragmentei mais uma vez os discos e atualizei o sistema (Anti-vírus, SO, e demais programas).

Com esses simples passos, consegui aumentar bastante o rendimento do meu computador e a sua velocidade. Brevemente escreverei um artigo sobre a otimização básica de sistemas Windows (XP/Vista).

E você, o que faz para manter seu computador funcionando de maneira satisfatória? Sinta-se livre para deixar seu comentário. Responderei assim que puder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário