6 dicas para escolher um bom curso profissionalizante

Quem já tentou entrar no mercado de trabalho sabe que investir em cursos profissionalizantes traz muito retorno. Mas para quem ainda não sabe o que quer da vida (sobretudo os jovens) é sempre difícil escolher o curso adequado. Nessas condições, é arriscado estudar uma área específica demais, porque você pode, com o passar do tempo, optar por outra carreira onde o curso não traz nenhum benefício. Por isso resolvi apresentar algumas recomendações para quem está em busca de conhecimento, mas que ainda não sabe qual carreira vai seguir.

1. Evite os cursos voltados para áreas específicas demais. Não me entenda mal. Só faça isso se você ainda não tiver certeza do que realmente quer. No caso de quem já tem um emprego fixo e gosta do que faz, logicamente tem que instruir-se sobre aquilo em que está trabalhando. Se você ainda não se enquadra nessa categoria...

2. Escolha um curso que se adapte a diversas áreas como, por exemplo: Liderança, Administração, Auxiliar Administrativo, Técnicas de Vendas, Relacionamento Interpessoal, Marketing Pessoal, Matemática Básica, Inglês, Espanhol, entre outros. Isso traz algumas vantagens: o mesmo currículo vai servir para vários cargos em diferentes empresas. Além de lhe tirar o trabalho de fazer um CV para cada cargo diferente (Não aconselho essa prática. Cada empresa é única, portanto trate-as como tal).

3. Dê preferência a cursos certificados e que sejam aceitos em todo o território nacional. A não ser que você só queira adquirir conhecimento, o que é válido para quem já tem um bom emprego ou para quem "só quer estudar por enquanto". No caso dos que estão atrás de colocação ou recolocação profissional, é importante saber que atualmente vale mais para as empresas o que consta no papel.

4. Abuse da Internet, leia revistas, ande pela sua cidade, converse com profissionais mais experientes, ou então simplesmente pegue um jornal e veja quais são as principais exigências profissionais e adapte-se a elas. Advirto que essas requisições geralmente mudam de cidade para cidade por causa do tipo de economia para o qual se volta a região.

5. Opte por instituições confiáveis e respeitadas no país ou, no mínimo, na sua cidade. Você já deve saber que existem instituições de ensino menos respeitadas que outras, assim como as escolas públicas às vezes são menos respeitadas em relação às escolas particulares (às vezes). Por isso, evite se matricular na primeira que aparecer. Procure o melhor e, quando encontrar...

6. Não dê tanta importância para o preço. Lembre-se de que você não estará gastando, mas, sim, investindo. Geralmente o valor de um curso, dependendo da área, é bem alto. Isso não quer dizer que os mais caros são os melhores. Como eu já disse: pesquise bastante.

Por fim, queira e busque sempre ser o profissional desejado pelas empresas. Aquele que tem todos os requisitos necessários para ocupar determinado cargo. Para que isso seja possível, esteja sempre se atualizando. Faça seminários, participe de palestras, faça faculdade(s), etc. O retorno imediato será a segurança que você vai sentir na próxima vez que procurar emprego (isso se ainda precisar procurar).

3 comentários:

  1. certo, muito boa a sua dicas, abrigado

    ResponderExcluir
  2. e para aqueles que adora uma boa leitura eu deixo
    o endereço do meu site www.lardobomleitor.com
    abrigado a todos

    ResponderExcluir
  3. interessante gostei das dicas
    att: amanda ozorio arapongas

    ResponderExcluir